
Leis de Newton
Você deve estar pensando que deve ser algo muito difícil, né? Mas olha só: as Leis de Newton são bastante importantes para a Física, são elas: 1ª Lei "Princípio da Inércia", 2ª Lei "A Força" e 3ª Lei "Princípio da Ação e Reação".
Primera Lei de Newton
Inércia
A Primeira Lei de Newton se chama Inércia. Esta lei nos fala que se um corpo está em repouso, ele tende a permanecer em repouso até que alguma coisa aplique uma força sobre o mesmo.
A inércia não é baseada em cálculos, e sim na parte teórica.
Segunda Lei de Newton
Força
A Segunda Lei de Newton nos mostra que "a força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa pela aceleração", resumindo, quanto mais massa e maior for a aceleração maior será a força aplicada. A fórmula seria:
Fr = m . ▲/t
Sendo:
- Fr: Força resultante
- m: Massa
- a: Aceleração
A segunda Lei de Newton também é conhecida como princípio fundamental da dinâmica, pois é dela que se define a Força como uma grandeza necessária para se vencer a inércia de um corpo.
Força Peso
Ainda na segunda Lei de Newton, chegamos a uma importante definição na física, o Peso.
A Força Peso é a aceleração da gravidade exercida sobre a massa. A fórmula é:
P = m . g
Sendo:
- P = Peso
- m = Massa
- g = Aceleração da gravidade
A massa de um corpo pode ser sempre a mesma, porém o peso não.
Terceira Lei de Newton
Ação e Reação
Isaac Newton durantes suas pesquisas percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que quando dois corpos se chocavam ou realizavam outras interações, o primeiro exercia uma força ou ação sobre o outro e o segundo também exercia uma força sobre o primeiro, essa força de quase igual intensidade pois ainda temos outros fatores como a resistência do ar, entre outros fatores.

(Fonte: fisicalegal.forumeiros.com)



(imagem: engmecblog.blogspot.com